Na manhã deste sábado (20), foi realizado a primeira Cerimônia de entrega do jaleco no município de Cajazeiras - PI, destinada a pós-graduandos em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Atendimento Educacional Especializado - AEE.
O evento marca o início dos estágios destas turmas da Faculdade Metropolitana, que contam com 41 alunos no total qualificando-se para atender melhor as demandas de necessidades educacionais específicas que tem apresentado um notório crescimento de diagnósticos.
O primeiro passo para garantia de uma efetiva inclusão com acesso e permanência de alunos neurodiversos em escolas regulares se dar a partir da qualificação dos profissionais multidisciplinares que devem atuar na melhoria do desenvolvimento cognitivo e interação social desses alunos.
Durante a Cerimônia do Jaleco os pós-graduandos comprometeram-se em realizar um trabalho ético através do juramento: "Ao vestir esse jaleco, na condição de pós-graduando. Eu juro pela minha vida e minha honra, dedicar-me desde já a serviço da humanidade. Vestindo este jaleco respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo as atividades de forma consciente e dedicada. mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando os valores da Educação seu prestígio e suas tradições."
O professor Me. João Marques, coordenador dos cursos destacou em seu discurso a importância de profissionais da educação estarem se qualificando, para estarem preparados para lidar com alunos autistas, ressaltou ainda o seu trabalho de incentivar a população local a estudar para oferecer um trabalho técnico e de qualidade nas Escolas.
O titular desse Portal e Neuropsicopedagogo João Luz, esteve presente e mencionou a emoção de após 13 anos de atuação na área da inclusão ver um número grande de educadores interessados em se tornarem profissionais especializados é algo significativo para o momento atual que vivemos em nosso país.
Os estágios dessas turmas devem acontecer em uma sala específica, localizada em uma das creches da cidade e deve realizar mais de 80 atendimentos gratuitos até dezembro de 2024.
A espectativa é que após a conclusão dos cursos os pais de crianças neurodiversas possam diminuir a quantidade de idas a capital Teresina, localizada 194.48 km de distância para realização de terapias, uma vez que o próprio município terá profissionais habilitados para essa prática.
Comments