A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) apoia incondicionalmente a mobilização da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Nordeste (FITRAENE) em defesa dos professores e técnicos da rede privada do Piauí que estão há cinco anos sem reajuste com ganho real e atualmente desprovidos de sua Convenção Coletiva de Trabalho.
A classe trabalhadora merece respeito e reconhecimento. Repudiamos retrocessos e atitudes desumanas. A judicialização de todo o processo negocial que vem sendo emplacada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí – SINEPE/PI é inaceitável.
Veja a nota pública da FITRAENE na íntegra:
EDUCAÇÃO PEDE SOCORRO: PIAUÍ E O RETRATO DO DESRESPEITO AOS PROFESSORES E TÉCNICOS DAS ESCOLAS PARTICULARES
A diretoria da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Nordeste vem a público emitir todo apoio às lutas travadas pela categoria, sob a liderança do Sinpro Piauí, na defesa dos seus direitos e pela valorização profissional.
É inconcebível aceitarmos a atual situação da educação privadas no estado do Piauí, além dos cinco anos sem reajuste com ganho real, as categorias de professor e técnicos atualmente se encontram desprovidas de sua Convenção Coletiva de Trabalho, devido as manobras feitas pelos patrões, representados pelo Sinepe/PI, em judicializar todo processo negocial, levando as discussões para o TST.
E sem dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras, os representantes das escolas particulares, até o julgamento do dissídio coletivo, tem deixado as categorias sem direitos e aumentando a exploração e a precarização das relações de trabalho dentro das instituições de ensino.
O que as escolas particulares estão fazendo com seus profissionais vai na contramão de qualquer construção cidadã. Estão tratando, literalmente, a educação como apenas um negócio lucrativo. Não podemos permitir essa realidade.
Dessa forma, a FitraeNE, por meio de sua diretoria e sindicatos filiados, externa total apoio aos professores e técnicos das escolas particulares do Piauí e repudiamos essa infeliz realidade imposta pelos empresários a classe trabalhadora!
Educação não é mercadoria, nossos profissionais merecem respeito e valorização!!
Fonte: CONTEE
Comments